sexta-feira, agosto 06, 2010

Eleições 2010


TSE faz campanha para esclarecer principais dúvidas dos eleitores



A Justiça Eleitoral começou a veicular neste sábado, 31, em todas as emissoras de rádio e televisão, campanha de esclarecimento e conscientização do eleitor que terá como conceito “Você pode escolher o seu destino”. A campanha foi lançada com um pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, em rede nacional de rádio e televisão.


Em coletiva à imprensa, ele ressaltou que “o objetivo da campanha é informar e conscientizar o eleitor acerca do seu voto e mostrar a importância de sua participação no processo eleitoral. Nós entendemos que é preciso que a cidadania saiba que, nesse momento das eleições, ela exerce a soberania plena e em caráter exclusivo".


O ministro lembrou que um dos pontos importantes que a campanha vai divulgar é em relação à necessidade de o eleitor se apresentar no local da votação munido de dois documentos: título de eleitor e documento de identidade oficial com foto.

“Essa é uma nova obrigação que foi inserida na lei eleitoral (Lei 12.034/09), aprovada em dezembro do ano passado, exatamente para evitar uma eventual burla ou equívoco na identificação do eleitor”.


Destacou ainda, que o eleitor que não tiver o título ou a carteira de identidade deverá providenciar para obter esse documento o mais rapidamente possível, sendo que a reimpressão do título de eleitor poderá ser pedida nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro.


O presidente do TSE também afirmou que a campanha vai enfatizar a importância do voto consciente para que o eleitor não venda o seu voto, pesquise os antecedentes dos seus candidatos e se informe acerca das ideias, dos programas e projetos daqueles que concorrem às eleições.


“É uma campanha bastante interessante que tem uma linguagem que pode ser facilmente compreendida pelo eleitor médio e, com isso, nós entendemos que o TSE cumpre a sua missão que não é apenas a de organizar as eleições e apurar os votos ou de julgar uma eventual dissídios e controvérsias que possam surgir do processo eleitoral, mas cumpre a sua função que, me parece das mais importantes, que é a de conscientizar o eleitor”, afirmou o ministro Ricardo Lewandowski ao destacar ainda que “essa função pedagógica deve ser exercida não só pelos membros do Poder Judiciário, mas por todos aqueles que ocupam cargo público”.

Hotsite



A campanha tem um hotsite na internet, que poderá ser acessado a partir da página do TSE ou no endereço www.eleicoes2010.jus.br.


Por meio dele, o eleitor terá acesso a todas as peças e poderá consultar a sua situação eleitoral, acessar notícias e pesquisar o sistema de divulgação de candidaturas. Além disso, as emissoras de rádio e TV poderão baixar planos de mídia, filmes e spots.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br