terça-feira, julho 13, 2010

Eleições 2010: entenda como é o processo eleitoral deste ano


Cada eleitor deverá escolher seis candidatos

As eleições 2010 acontecem no próximo dia 3 de outubro e as campanhas dos candidatos já começaram desde o dia 6 de julho. Embora estas datas estejam tão próximas, há muita gente que não sabe como será o processo eleitoral deste ano.


As eleições de 2010 são de fato complexas. Cada eleitor terá a possibilidade de votar em 6 candidatos, para 5 cargos diferentes. No dia 3 de outubro, cada pessoa deve apertar CONFIRMA na urna eleitoral, 6 vezes. Vamos esclarecer: Nestas eleições, você eleitor, irá escolher: um presidente, um governador, um deputado estadual, um deputado federal e dois senadores.


Os novos presidente da República, governadores e deputados serão eleitos para um mandato de quatro anos. O mandato dos senadores é de oito anos. Presidente e governadores podem ser reeleitos apenas uma vez.


Quando nenhum candidato a presidente ou a governador alcançar mais de 50% dos votos na primeira votação, é necessário que haja uma segunda eleição, disputada entre os dois candidatos mais votados – é o chamado segundo turno. Em 2010, se ocorrer segundo turno, o mesmo será realizado no dia 31 de outubro.


Nesta eleição a renovação no Senado Federal será de 2/3. Dessa forma, cada estado e o Distrito Federal elegerão os dois candidatos mais votados em 3 de outubro, o que representa 54 dos 81 cargos de senador.


Confira a ordem de votação:




Para a escolha dos deputados federais e estaduais é utilizado o sistema proporcional. Nesse caso, não é necessariamente eleito quem consegue mais votos. Para elegerem-se, os candidatos a deputado dependem do quociente eleitoral e partidário. O quociente eleitoral é o resultado da divisão do número de votos válidos (todos os votos excluídos brancos e nulos) pelo de lugares a preencher.



Para calcular o quociente partidário, divide-se o número de votos que o partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda ou a coligação conseguir, maior será o número de cargos destinados a ela. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br