segunda-feira, setembro 04, 2006

O que faz um deputado federal?

FIQUE DE OLHO, CIDADÃO! ELEIÇÕES 2006


Os deputados federais são os representantes nacionais populares e devem decidir sobre as matérias de competência legislativa da União, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, tudo dentro dos termos constitucionais.

O mandato é do deputado federal é de quatro anos, e ele pode concorrer a sucessivas reeleições. A lei brasileira permite, ainda, que o deputado federal mude de partido no decorrer do seu mandato.Além dos gabinetes na Câmara, os deputados federais mantém escritórios em suas bases eleitorais nos Estados de origem.

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição).

De acordo com a legislação em vigor, os deputados federais são eleitos por Estados. Cada Estado tem uma representação proporcional à sua população, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado – incluindo o Distrito Federal.

fonte - GAZETA DO POVO ONLINE

12 comentários:

Anônimo disse...

me ajudou muito!

Thayane disse...

único site que eu encontrei o que queria.Obrigada!

Anônimo disse...

mesma resposta da thayane

Unknown disse...

me ajudou bastante !!!!!!!!

Anônimo disse...

se site é omelhor de todos o unico que nos ajuda a votar sabendo o que presisamos

Anônimo disse...

isso é, o que deveria fazer née ??!

Anônimo disse...

muuuuuiitoooo boom !!
me ajudou demais no meu trabalho escoolar ....
*_*

Anônimo disse...

me ajudou pakas vlw msm

Unknown disse...

ajudou a fazer a provaa legal!!!
vlw!!

DEODORO DA FONSECA disse...

POW, OS DEPUTADOS SO FAZEM ISSO?????É POR ISSO Q ELES TRABALHAM POUCO....SOMENTE FISCALIZAR O EXECUTIVO E ESTAREM DE OLHO NAS LEIS Q O SENADO FAZ E DEPOIS VOTAREM TAMBEM??!!AH,,,,ENTÃO TIRIRICA PODE SER DEPUTADO TRANQUILO.......RSRSRSRSRS

Anônimo disse...

"deodoro da fonseca" tem rasão...

Anônimo disse...

Deodoro da Fonseca, é pouco para aqueles deputados que nada fazem. Porem, as obrigações de um deputado é muito mais que fiscalizar, eles como guardiões devem zelar para que todos cumpram as leis e a Constituição Brasileira, cobrando de todos os órgãos competentes resultados dentro das normas e leis vigentes no país.
Devem combater a corrupção, erros das defensorias públicas, dos tribunais, ações dos governos federais, estaduais e municipais e a nós cidadãos resta a obrigação de cobrar estes deputados eleitos por nós para o cargo que ocupam com salários pagos pelos contribuintes, que somos nos e eles mesmos!
Os que fazem pouco, é pq nunca foram cobrados pelos cidadãos, principalmente pq o povo não conhece seu direito e muitas vezes não sabe cobrar.

 
BlogBlogs.Com.Br