segunda-feira, agosto 28, 2006

O que faz um Senador da República?

FIQUE DE OLHO, CIDADÃO! ELEIÇÕES 2006

O Senado, ao lado da Câmara – que reúne os deputados federais – compõe o Congresso Nacional, onde são elaboradas ou modificadas as leis que regem o dia-a-dia dos brasileiros.

Ao contrário dos deputados, que representam os eleitores, os Senadores representam os Estados dentro da Federação. Entre suas prerrogativas, estão as de aprovar as dívidas dos Estados, admitir a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Eles também podem propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo.

Assim como os deputados, os senadores também analisam e votam projetos de lei, têm a atribuição de zelar pelos direitos constitucionais do povo e fiscalizar as atividades do Presidente da República.

O Senado Federal também funciona como uma Câmara Revisora, quando o projeto sai da Câmara dos Deputados. A idéia é de que os senadores são homens mais experientes, podendo analisar com maior prudência e moderação os projetos propostos pelos deputados federais.

Atualmente 81 senadores ocupam cadeira no Senado Federal brasileiro. Eles têm mandato de oito anos. A representação dos Estados no Senado se renova a cada quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

fonte - GAZETA DO POVO ONLINE

5 comentários:

Anônimo disse...

Pow cara, tipo assim, disse tudo aew!

Anônimo disse...

NÃO GOSTEI DO TERMO QUE DIZ QUE SENADORES SÃO HOMENS MAIS EXPERIENTES, E AS MULHERES QUE SÃO SENADORAS???????????

Anônimo disse...

ew gosteii so podia tar um pouco mais conpleto

Anônimo disse...

Como é que pode criticar sobre o fato de não estar completo e escrever errado.

Unknown disse...

eu so estou lendo isso porque tenho um trabalho de escola!por que si não eu não taria lendo o que eles nunca fizeram...eles são um bando de corupitos...o brasil tem vergonha disso

todos de olho neles
vai brasil!!

 
BlogBlogs.Com.Br