sexta-feira, julho 23, 2010

Mercado de Trabalho

Veja como destacar seu currículo na internet


Atualizar sempre os dados, colocar todos os cargos similares ao pretendido ou relacionados à sua área e fornecer informações completas da sua trajetória profissional.


Esses são três passos apontados por especialistas para fazer o currículo on-line se destacar entre tantos cadastrados diariamente em sites de empresas.


Confira a matéria completa no site do G1.

quarta-feira, julho 14, 2010

Participe do Retrato HQ



Desde sua criação, o blog Retrato HQ busca ajudar a todos que precisam de informações sobre o processo eleitoral, novidades em jogos e mercado de trabalho. Por isso, nada melhor do que ouvir sua opinião sobre nossas matérias.

Abaixo de cada post há sempre um link com esse ícone (envelope) para você clicar e enviar seu comentário. Através dessa ferramenta você pode enviar dúvidas, pedir informações e sugerir assuntos para nossas próximas matérias.

Você também pode enviar seus artigos e críticas. Vai ser muito legal ver seu nome e suas dicas e opiniões publicadas aqui no blog.Participe!

Solte a criatividade e fique à vontade porque afinal o Retrato HQ é feito para você!
BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, julho 13, 2010

Eleições 2010: entenda como é o processo eleitoral deste ano


Cada eleitor deverá escolher seis candidatos

As eleições 2010 acontecem no próximo dia 3 de outubro e as campanhas dos candidatos já começaram desde o dia 6 de julho. Embora estas datas estejam tão próximas, há muita gente que não sabe como será o processo eleitoral deste ano.


As eleições de 2010 são de fato complexas. Cada eleitor terá a possibilidade de votar em 6 candidatos, para 5 cargos diferentes. No dia 3 de outubro, cada pessoa deve apertar CONFIRMA na urna eleitoral, 6 vezes. Vamos esclarecer: Nestas eleições, você eleitor, irá escolher: um presidente, um governador, um deputado estadual, um deputado federal e dois senadores.


Os novos presidente da República, governadores e deputados serão eleitos para um mandato de quatro anos. O mandato dos senadores é de oito anos. Presidente e governadores podem ser reeleitos apenas uma vez.


Quando nenhum candidato a presidente ou a governador alcançar mais de 50% dos votos na primeira votação, é necessário que haja uma segunda eleição, disputada entre os dois candidatos mais votados – é o chamado segundo turno. Em 2010, se ocorrer segundo turno, o mesmo será realizado no dia 31 de outubro.


Nesta eleição a renovação no Senado Federal será de 2/3. Dessa forma, cada estado e o Distrito Federal elegerão os dois candidatos mais votados em 3 de outubro, o que representa 54 dos 81 cargos de senador.


Confira a ordem de votação:




Para a escolha dos deputados federais e estaduais é utilizado o sistema proporcional. Nesse caso, não é necessariamente eleito quem consegue mais votos. Para elegerem-se, os candidatos a deputado dependem do quociente eleitoral e partidário. O quociente eleitoral é o resultado da divisão do número de votos válidos (todos os votos excluídos brancos e nulos) pelo de lugares a preencher.



Para calcular o quociente partidário, divide-se o número de votos que o partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda ou a coligação conseguir, maior será o número de cargos destinados a ela. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.

quinta-feira, julho 08, 2010

Saiba a função do presidente, governadores, senadores e deputados

No dia 3 de outubro, os brasileiros vão eleger um novo presidente, seu vice, 27 governadores, seus vices, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Mas uma pesquisa deste ano revela que a maioria dos eleitores não sabe qual exatamente é a função dessas pessoas.


O levantamento foi feito por uma agência de publicidade a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como preparação para uma campanha de esclarecimentos e conscientização do eleitor. Ao todo, foram ouvidos 18 grupos de pessoas em sete cidades das cinco regiões do país, de diferentes perfis de renda, escolaridade e idade.


A pesquisa revelou que o eleitor sabe que as próximas eleições irão definir um novo presidente da República – e basicamente só isso. Os outros cargos tendem a ser esquecidos, principalmente o de senador. O estudo mostrou também que muita gente confunde deputado federal com deputado estadual.


A situação piora quando a pergunta é sobre o que faz cada uma dessas pessoas. A dúvida é grande inclusive entre as faixas com maior escolaridade .


O G1 conversou com Paulo Saab, presidente do Instituto da Cidadania – entidade apartidária que tem parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para oferecer cursos de educação política para escolas e empresas.


Acesse este link e confira a matéria completa no portal do G1.
 
BlogBlogs.Com.Br