quinta-feira, agosto 31, 2006

O que faz um deputado estadual?

FIQUE DE OLHO, CIDADÃO! ELEIÇÕES 2006

O deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados.

Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, e emenda à Constituição estadual, além de outras competências previstas em leis.

O tempo de permanência, ou mandato, dos deputados estaduais, é também de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições sem limite de vezes.

Os deputados possuem gabinetes nas Assembléias e costumam manter escritórios regionais em suas cidades ou regiões de origem para manter contato com a base eleitoral.

O código eleitoral brasileiro permite também ao deputado estadual mudar de partido durante o mandato.

O QUE É ELEIÇÃO PROPORCIONAL?

Cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional à quantidade de votos recebidos. Mas a chamada “cláusula de barreira” exige um número mínimo de votos por partido.

O sistema de eleição proporcional – que se aplica tanto para eleger deputados federais quando estaduais - faz com que o voto do eleitor vá primeiro para a legenda (partido) e depois para o candidato. Isso explica porquê, por exemplo, alguns candidatos se elegem com menos votos do que outros que receberam maior votação mas são de outros partidos. Alguns candidatos recebem tantos votos que acabam “puxando” não apenas a sua própria eleição mas também a de outros candidatos do mesmo partido.

fonte - GAZETA DO POVO ONLINE

segunda-feira, agosto 28, 2006

Fique de Olho, Cidadão! Eleições 2006

Não desperdice seu voto. Saiba em quem está votando e cumpra seus direitos de cidadão.

Mas antes de escolher um candidato é importante saber qual o papel do senador, dos deputados, do governador e do presidente.

Saber a função de cada um é fundamental para que você cobre serviços dele e saiba exigir de forma coerente.

Além disso é importante para não cair na lábia de políticos que prometem absurdos só para ganhar votos sendo que com a função que vão assumir não possam cumprir o que dizem.

Por isso, aproveite as dicas do Retrato HQ e vote com consciência!

O que faz um Senador da República?

FIQUE DE OLHO, CIDADÃO! ELEIÇÕES 2006

O Senado, ao lado da Câmara – que reúne os deputados federais – compõe o Congresso Nacional, onde são elaboradas ou modificadas as leis que regem o dia-a-dia dos brasileiros.

Ao contrário dos deputados, que representam os eleitores, os Senadores representam os Estados dentro da Federação. Entre suas prerrogativas, estão as de aprovar as dívidas dos Estados, admitir a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Eles também podem propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo.

Assim como os deputados, os senadores também analisam e votam projetos de lei, têm a atribuição de zelar pelos direitos constitucionais do povo e fiscalizar as atividades do Presidente da República.

O Senado Federal também funciona como uma Câmara Revisora, quando o projeto sai da Câmara dos Deputados. A idéia é de que os senadores são homens mais experientes, podendo analisar com maior prudência e moderação os projetos propostos pelos deputados federais.

Atualmente 81 senadores ocupam cadeira no Senado Federal brasileiro. Eles têm mandato de oito anos. A representação dos Estados no Senado se renova a cada quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

fonte - GAZETA DO POVO ONLINE

terça-feira, agosto 22, 2006

Sou da paz!

SOLDADO DA PAZ
(Da Gama-Bino Farias–Lazão-Toni Garrido-Herbert Viana)

Não há perigo que vá nos parar
Se o bom de viver é estar vivo, ter amor, ter abrigo
Ter sonhos, ter motivos para cantar...

Armas no chão, flores nas mãos nas mãos
Se o bom de viver é estar vivo
Ter irmãos, ter amigos. Vivendo em paz, prontos para lutar...

O soldado da paz não pode ser derrotado
Ainda que a guerra pareça perdida
Pois quanto mais se sacrifica a vida
Mais a vida e o tempo são os seus aliados

Armas no chão, flores nas mãos...

quarta-feira, agosto 16, 2006

RETRATO REAL - por Juliana Romão

Entidades de comunicação pedem fim da violência

A Asssociação Nacional de Jornais, junto as demais entidades representativas dos meios de comunicação no Brasil, divulgou no dia 15 de agosto manifesto intitulado "BASTA À VIOLÊNCIA", em que cobra das autoridades e dos candidatos a cargos eletivos postura rigorosa contra a escalada de violência no país.
A seguir, a íntegra do manifesto:


BASTA À VIOLÊNCIA
Nos últimos tempos o povo brasileiro assiste a uma escalada da violência contra a vida, contra o patrimônio e, nas últimas semanas, contra as instituições democráticas.
Vandalismo generalizado contra o patrimônio público e privado, seqüestros e assassinatos vêm colocando a população brasileira na condição de refém das organizações criminosas.
Sensíveis a este drama vivido pela população, os veículos de comunicação, unidos em suas entidades representativas, deliberaram tomar uma enfática posição comum. Isso porque o Brasil está pagando caro demais pela descoordenação das autoridades federais e estaduais na questão da segurança pública.
O que está ameaçado neste momento, com a escalada da violência e da desordem, não é apenas o cotidiano civilizado a que todos os cidadãos têm direito. É a própria sobrevivência da sociedade democrática, porque sua manutenção depende da autoridade, credibilidade e prestígio das suas instituições. Infelizmente, esses problemas estão colocando em xeque o estado democrático de direito porque a criminalidade está corroendo a certeza da aplicação da lei em função da impunidade.
É urgente e fundamental que aqueles que dirigem o governo e o Estado brasileiro em seus diferentes níveis tomem medidas responsáveis e eficazes contra o crime. Assim como os que pretendem dirigir expressem com clareza suas propostas. E que todos demonstrem inequivocamente o compromisso com o resgate da ordem pública e com a harmonização dos esforços dos Estados e União.
Propomos que o debate eleitoral que se inicia seja efetivamente também um espaço público de reflexão sobre estratégias e propostas concretas para a área de segurança com o objetivo de resgatar a confiança dos brasileiros nas suas autoridades. Propomos que este assunto esteja no centro do debate eleitoral, porque é o centro das preocupações de todos os brasileiros.
A imprensa, que sempre esteve alinhada às grandes causas da cidadania, está convicta de que o próximo passo para a consolidação da democracia em nosso país passa pelo restabelecimento imediato da ordem pública.
Os meios de comunicação, unidos, na sua sagrada missão de informar e garantir a liberdade de expressão, cobrarão veementemente, dos atuais e futuros governantes, soluções eficazes na defesa da sociedade brasileira.

ASSINAM ESTE DOCUMENTO:
ANJ – Associação Nacional de Jornais
ANER – Associação Nacional dos Editores de Revistas
Entidades representativas das emissoras de rádio e televisão (ABERT/ABRA/ABRATEL)

terça-feira, agosto 15, 2006

Prestigie o Retrato HQ clicando nos anúncios do Google acima.

RETRATO REAL - por Juliana Romão

Disciplina de Artes Gráficas no curso de Jornalismo - Juliana Romão

As HQs Retrato Real são produzidas por mim. Por isso o nome do blog Retrato HQ. As histórias em quadrinhos, também conhecidas como nona arte, representam uma forma bem humorada e prática de expressão.

É interessante saber que o uso da ilustração se desenvolveu com a imprensa escrita, mudaram as técnicas: litogravura, xilogravura, água forte, bico de pena e computação entre outros.

Tal evolução e uso diversificado da ilustração, charge, tira, cartum e história em quadrinhos evoluíram e se consolidaram, migrando inclusive para a internet e telejornais.

Já existem inclusive discussões entre profissionais da comunicação e artes que consideram relevante o ensino de ilustração, charge e cartum como matéria dos cursos de Comunicação Social e Artes Gráficas.

Portanto eu, como jornalista, acredito na importância dessa arte, muitas vezes até não reconhecida como tal, como forma de expressão social e publico então meu apoio à incorporação da disciplina de Artes Gráficas no curso de Jornalismo.

segunda-feira, agosto 14, 2006

HQ Retrato Real - Juliana Romão

Link para o Malvados.com



Quadrinhos de humor. Como o próprio autor, André Dahmer, define: "Cada tirinha é um tapa na cara."

sexta-feira, agosto 11, 2006

Participe escrevendo sua opinião!!!

Este não é apenas mais um diário online. Passa a ser o espaço de todas as pessoas que querem expressar sua indignação e sua opinião sobre o mundo em que vivemos.

E principalmente para todo aquele que mesmo tendo consciência dos problemas e mazelas do mundo não desiste de ser feliz.

Utilize a ferramenta "Comments" para ver a sua opinião ou seus poemas e versos publicados aqui.

PARA SER FELIZ!

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz
de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É amar incondicionalmente e sempre...

Pedras no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo...

Fernando Pessoa
 
BlogBlogs.Com.Br